O homem foi considerado culpado por tentar explodir um caminhão-tanque próximo ao Aeroporto de Brasília
O homem foi considerado culpado por tentar explodir um caminhão-tanque próximo ao Aeroporto de Brasília em 23 de Dezembro do ano passado
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) emitiu uma sentença condenatória de cinco anos de prisão, em regime fechado, para Alan Diego do Santos, um mato-grossense de 32 anos. O homem foi considerado culpado por tentar explodir um caminhão-tanque próximo ao Aeroporto de Brasília em 23 de Dezembro do ano passado.
O julgamento foi realizado na quinta-feira,11.
O caso, que chocou a população e levantou preocupações sobre a segurança em torno de locais estratégicos, como aeroportos, teve seu desfecho no tribunal após um longo processo judicial. A investigação e o julgamento foram conduzidos pelas autoridades competentes, que reuniram provas substanciais para embasar a condenação de Alan Diego do Santos.
A ação foi frustrada graças à intervenção rápida e eficiente das forças de segurança, que foram alertadas por testemunhas e conseguiram prender o acusado antes que o veículo fosse detonado.
Durante o processo, foram apresentadas evidências que ligaram Alan Diego do Santos ao planejamento do ataque, incluindo registros telefônicos, câmeras de segurança e depoimentos de testemunhas. De acordo com as autoridades, o acusado confessou sua intenção de causar danos significativos, os motivos por trás de sua ação criminosa, seria uma manifestação contrária devido o resultado das eleições presidenciais
O juiz responsável pelo caso destacou a gravidade do delito e os riscos potenciais para a vida e a segurança das pessoas que poderiam ter sido afetadas pelo ataque. Ao proferir a sentença, o magistrado ressaltou a necessidade de se manter a ordem e a segurança pública, aplicando uma punição adequada para evitar a repetição de atos semelhantes.
Além de Alan, George Washington de Oliveira de Souza, também envolvido no plano, foi condenado a 9 anos de prisão, também regime fechado.
